29 dezembro, 2009

42ª prancha!

Chegámos ao final de mais um ano no evento Cadavre Exquis – e que ano! – mas falta-nos mais uma página para completar o ramalhete. A 42ª e última prancha de 2009 chega-nos pela autora Sónia Oliveira, arquitecta e ilustradora, que com um cheirinho a Goethe e Ingmar Bergman nos narra um pacto firmado entre Evelina e o Anjo da Morte, para se unirem contra o novo Anjo da Morte, que ameaça a existência de ambos…!

A Sónia é formada em Arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa, tendo exercido a profissão em Glasgow nos últimos três anos. Após cursar na Nextart, onde adquiriu experiência em ilustração, tem publicado diversos trabalhos no sector, donde se destacam as capas para a editora NelsondeMatos e arte editorial no DN Jovem.
Em BD, ainda antes de participar no All-Girlz Galore, já havia editado noutras antologias, tais como o Milk+Vodka, na polaca Ziniol, e no anuário The Aesthetica Creative Works 2009, estando também para breve uma colaboração no Gambuzine (II) 02 e no próximo Venham +5 (Bedeteca de Beja).
Dedicada participante em concursos internacionais, já granjeou duas menções honrosas a nível nacional e 2º lugar na categoria Amadores do Festival Internacional de BD de Lódz (Polónia), em 2009.

--E aproveito desde já para desejar BOM ANO NOVO a todos os colaboradores e visitantes do C.E. A construção do nosso inefável cadáver continua em 2010 ;)


17 dezembro, 2009

41ª prancha!

A página #41 traz um novo colaborador com raízes no cartoon: o Francisco Santos aproveitou a deixa na prévia prancha e decidiu desenvolver a trama do confronto entre os dois Anjos da Morte, com Evelina pelo meio! “Volte de face”, anyone…?

O
Francisco é arquitecto e vive actualmente em Estocolmo, onde exerce a profissão. Como actividade paralela, faz ilustrações e outros trabalhos gráficos, entre eles banda desenhada. Após participar num dos concursos do FIBDA, o Francisco começou uma rubrica online no magazine Onda Culta, que de início corria ao ritmo de 1 prancha por mês, embora tenha abrandado desde então. Mas podem ver mais trabalhos no seu outro webcomic, intitulado Não Tens Piada.
O Francisco frisa ter vontade de estreitar relações com projectos de BD nacionais, embora o fazer contactos nesse sentido não lhe seja fácil. Fica portanto o “recado”, com vista a vindouras colaborações…;)


06 dezembro, 2009

40ª prancha!

Estamos na recta final do ano e o ‘Cadavre ainda tem alguma lenha para queimar antes de virar o calendário. E já vamos na 40ª prancha da iniciativa! Parabéns e obrigado a todos os envolvidos até aqui :)
O autor é o meu amigo Daniel Henriques, jovem e talentoso autor do Pinhal Novo, que na sua prestação virou as atenções para os Anjos da Morte, na sequência do CE#37. Sim, ouviram bem: “Anjos”. Plural! Ficamos em suspenso para a pág.#41, que chega em breve... Até lá!



Sobre o Daniel, fã de banda desenhada desde novo, estreou-se na área integrando até 2006 a Associação Juvenil C.O.I., da C.M. Pinhal Novo, tendo participado na capa da Sketchbook #2. Posteriormente, após co-assinar a ‘curta “Zombie Mall”, com colegas do estúdio Split Up, editada in BDjornal #20, escreveu e arte-finalizou os quatro capítulos (dos quais o último ficou por editar) da série “Wonderland”, com os mesmos colaboradores, publicada pela Pedranocharco no BDjornal, entre 2007 e 2008.
Mais recentemente, auto-editou com o luso-canadiano Jay São Bento (co-argumento e desenho) o comic “Bang Bang, Kill Kill”, lançado na convenção Toronto Fan Expo 2008, do qual, por cá, um breve teaser foi incluído no BDJornal #24.
Embora prefira operar em parceria e como ‘inker, esta participação no Cadavre Exquis marca a sua primeira BD a solo e onde assume o desenho.