05 setembro, 2009

Intermezzo para Leitefresco

Enquanto aguardamos a 29ª participação, faz-se intervalo para honrar os “antecessores”. Neste caso, aquele que deverá ser o primeiro projecto Cadavre Exquis nacional, que como referi no início desta iniciativa foi o que inspirou o nosso CC:CE – falo d’As Fantásticas Aventuras de Godofredo LeiteFresco!

Esta cooperação, feita no programa da RTP “Arroz Doce”, por Júlio Isidro, em 1985, reuniu diversos autores da BD portuguesa da altura, tais como Jorge Colombo, Fernando Relvas, Carlos Zíngaro, Pedro Massano, Duart, Pedro Morais, entre outros, para a produção in loco das pranchas, que decorria semanalmente durante o programa.





Tenho a agradecer ao Gustavo Carreira (aka Requiem, co-autor da 3ª página da nossa BD), que tomou a iniciativa de pesquisar por resquícios daquele evento na net e desenterrou algumas pranchas, publicadas no jornal Pau de Canela na altura.

Importa salientar que não pretendo com este post induzir futuros participantes do “Cadáver Esquisito…!” a tentarem nas suas BDs soluções idênticas às de “Godofredo”; sejamos originais. Quanto muito, além de se ajudar a preservar a História da banda desenhada portuguesa, estes scans podem nos ensinar pelo exemplo, mostrando como é que outros autores brincavam ao cadavre exquis ;)

2 comentários:

pampam disse...

Atenção!
A página 12 não é do José Abrantes mas sim de DUART.

CC - Cadavre Exquis disse...

Obrigado pelo reparo, Pedro. Já foi corrigido o lapso ;)

DM