05 julho, 2008

Venham de lá esses ossos!

Bem-vindos ao projecto-evento Central Comics - Cadavre Exquis! A iniciativa tem neste blog o seu HQ, embora o passatempo seja também seja acompanhado em destaques no portal CentralComics.com.

O objectivo deste projecto é reunir a maior variedade possível de artistas da comunidade bedéfila nacional, de profissionais a amadores, de forma a acalentar a cooperação destes numa obra conjunta de valia, que seja tão divertida como criativamente estimulante.


Uma vez o projecto seja dado por concluído – apesar de não haver uma data definida, dependendo isso do número de participações envolvidas – as pranchas serão expostas em mostra colectiva e a BD em si, compilada numa edição.
Ainda, para as 2 melhores participações, determinadas pela totalidade dos autores envolvidos, serão atribuídos prémios em BD (também a definir mais tarde). Este aspecto não visa estimular a competitividade, mas apenas reconhecer, de modo informal, aquelas intervenções que melhor conseguiram abraçar o desafio.


Para os interessados, fica a informação básica e regulamento…


Definições.· Produção de BD via método Cadavre Exquis, de modo construtivo.
· Estimulação de inventividade narrativa e ecletismo estético.
· O evento é coordenado e promovido por Daniel Maia e Hugo Jesus.

Processo.· Os autores inscrevem-se via mail (eventocc6@gmail), indicando dados pessoais (ver Requisitos) e fornecendo amostras de trabalhos ou link para portfólio online.
· Aceitam-se inscrições a qualquer altura pela duração do evento, sendo o autor anexo à ordem de participação, a qual será sensível mas não obrigatoriamente orientada pela ordem de candidatura.

· Os autores são comunicados da sua vez de participar via mail. Após contactado, este tem uma (1) semana para submeter a sua prancha. Alguns dias extras podem ser concedidos, se se consultar os responsáveis com antecedência.


· Se desistir, comunicar indisponibilidade ou não cumprir o prazo, a sua entrada passa para o próximo o autor. Se comunicar atempadamente (até 48h após o contacto) a sua indisponibilidade, pode reservar para mais tarde a sua participação.

· Cada autor participa no projecto uma única vez, seja a solo ou colaborando com escritor ou desenhador.

· Cada interessado pode inscrever-se como autor completo, desenhador ou argumentista. Se não tiver colega com quem formar dupla, pode sondar outros interessados no fórum CC.com ou solicitar à organização uma parceria.


Requisitos.· Inscrição: Nome completo, data de nascimento, B.I. e morada, mais contacto telefónico e e-mail. Aos autores familiares dos organizadores, dispensa-se estes dados.

· Créditos: Indicar nome artístico (opcional). Duplas criativas devem discriminar as funções de cada autor.

· Técnicas: Admite-se qualquer estilo (i.e. indie, mangá, cartoon etc) e qualquer técnica: lápis, carvão, fotoBD, colagem, linóleo, aguada/aguarela, digital, ilustração 3D, etc.

· Pranchas: Formato A4, Americano (17-18X26) ou Italiano (26X17-18), a Preto-e-branco. Legendagem deve ser compreensível.

· Envios: Ficheiros em JPEG, TIFF ou PSD, e resolução em 300 DPI ou mínimo 72 DPI, para eventocc6@gmail.com.Nota: Casos omissos serão decididos pelos coordenadores, sem recurso da decisão.

Para comentar e conversar sobre a iniciativa, ver este tópico oficial no fórum do CentralComics.com.



Posto isto, estando abertas as hostilidades, resta-me repetir a graçola, “Venham de lá esses ossos!” ;)


DM

Sem comentários: