05 setembro, 2010

“O Cadavre Exquis explicado ao Povo e às Crianças”

Enquanto a retoma do evento e revamp do blog prossegue, segue-se um tão-breve-quanto-possível resumo da BD que os nossos 50 autores têm edificado até aqui, para elucidar sobre esta complexa teia de improvisações e reinterpretações. É interessante notar como até os mais loucos desenvolvimentos acabam por assentar no quadro geral da aventura, por exclusiva assimilação e processamento dessas todas variadas nuances. É a “magia” do método cadavre exquis



Situações insólitas, aparentemente dissociadas, decorridas num grande hotel, revelam-se parte duma intrincada intriga: uma trindade de Papas, julgados mortos, testa a tecnologia UMD (Unidade Molécular Destemporizadora) criada pelo Prof. Octávio, capaz de suspender o espaço-tempo numa área localizada. Porém, manipulando os operacionais em campo – os agentes Evelina e Carlão, mais andróide Bernardo e engenheiro Ivanildo – a experiência secreta é sabotada, paralelamente à tentativa de assassinar o Presidente da CorpAuto (Corporação Autómata), que num seminário de indústria anuncia ir fazer cortes orçamentais.




As ocorrências foram causadas por funcionários de limpeza, subornados a ajudar Carlão, um agente-duplo, infiltrado por Óscar, um empreendedor que quer monopolizar a UMD. Como parte do plano, o condicionamento mental de Evelina (previamente raptada) é activada por cartões mnemónicos, estrategicamente movidos para levá-la a matar os Papas no momento oportuno e assim instalar o caos no conclave. Apesar de lhes acertar, o Papa Clemente é salvo por Bernardo, num acto de sacrifício!




O curto-circuito na UMD, embutida no andróide Bernardo, teleporta inesperadamente o trio – Evelina, Ivanildo e Carlão – para uma dimensão paralela distópica, onde são absorvidos nas suas contra-partes daquela realidade. Devido a misteriosas aptidões especiais, Ivanildo é o único com memória da sua vida original, embora seja desacreditado pelos outros…




Após trama envolvendo um soro secreto, uma Ceifeiro (ou Anjo da Morte) surge para repor o equilíbrio cósmico, afectado pelo soro, que estende anormalmente a vida dos utilizadores. A Ceifeiro toma medidas para eliminar Mestre Dante, o motivador da crise, erguendo zombies para o efeito. Cercados num laboratório, Ivanildo alivia o sistema da UMD de Bernardo, afectada pelo curto-circuito original, e que os detinha naquela dimensão, escapando assim aos mortos-vivos e regressando, junto com Evelina e Bernardo, à sua respectiva realidade.




No topo do edifício da CorpAuto, Evelina recupera a sua memória total, incluindo quem a manipulou mentalmente, e desvia um helicóptero (do presidente da CorpAuto) até ao covil de Óscar, para ali salvar o Prof. Octávio, que ela se recorda ter ali sido feito prisioneiro. Ivanildo e Bernardo são acolhidos por Jonas, um engenheiro informático, mas eis quando alguém empurra o andróide para os tentáculos de Nemo, o kraken-mascote da empresa, donde se sintetizou as células de energia dos autómatos. Descartando-se, Jonas vai ao encontro de Mimi, secretamente mandada por Óscar para seduzir Jonas e dele obter os códigos de acesso da CorpAuto…!




Com Óscar ausente, e apesar da guarda montada pelo mordomo Alfredobot e mercenários, Evelina liberta Prof. Octávio. Este confessa hospedar no corpo um protótipo da UMD e arriscam usá-la para suspender o espaço-tempo e alcançar a CorpAuto a tempo de impedir que Óscar, munido dos códigos, roube o Capacete Isolador – que possibilita viajar até realidades alternativas sem danos físicos ou incapacitantes da memória. Com os equipamentos, o Capacete e a UMD de Octávio, Óscar visava adiantar os seus planos de supremacia.




Embora detenham Óscar, Octávio sofre sobrecarga na UMD, ficando preso no limbo espaço-temporal; seria preciso outra UMD para o salvar… Eis que Bernardo e Ivanildo regressam, salvos do kraken por Taz-33, andróide-gémea de Bernardo, mantida na CorpAuto por problema de fabrico. Reagrupados, os andróides usam a UMD de Bernardo para salvar o seu criador do limbo, enquanto que Evelina e Ivanildo vão investigar quem os empurrou para os tentáculos de Nemo, podendo tal levá-los até quem minou a organização para qual trabalhavam; mas antes, vão devolver o instável kraken ao mar.




Por coincidência, a Ceifeiro da anterior realidade alternativa está de férias naquela baía, após repor o Equilíbrio no seu pelouro cósmico. Ao reconhecê-los, toma atitude preventiva para evitar futuros incómodos, fundindo a cabeça do Mestre Dante – um troféu que guardou – ao kraken Nemo e apossando-se da criatura para colher almas “para a sua reforma…”



Ali, no Riverside Resort, apesar do disfarce por mutações físicas, a Ceifeiro não passa despercebida às aptidões extra-sensoriais de Ivanildo, que a confronta, mas acaba sugado para o reino dos mortos. Entretanto, em forma de menina, surge em cena uma nova entidade, um super Anjo da Morte, que subjuga a Ceifeiro e lhe suga os poderes, exigindo ainda a energia atribuída a Nemo e eliminação de testemunhas. Assim, reunirá as energias funestas de que precisa!...



De seguida, enquanto Evelina caça o kraken enfurecido, é abordada pela Ceifeiro, que ousa contrariar a menina-Monstro; sem outra opção, forjam pacto para enfrentar a ameaça a ambos eliminar a super-Ceifeiro, em troca de a reencontrar com Ivanildo.




No contínum espaço-temporal, os andróides Bernardo e Taz-33 localizam o Prof. Octávio, agora revertido a bebé e despojado da UMD, mas com a mente intacta. De regresso ao Resort, deparam-se com os danos colaterais pelo kraken e de seguida confrontam a super-Ceifeiro. Mas falhada a tentativa de usarem como arma a bomba anti-neutrões (com a qual iam salvar Octávio), é Octávio que, inesperadamente, cresce a 5 metros de altura e enfrenta a vilã…!



Simultaneamente, Mimi e Alfredobot planeiam libertar Óscar da prisão, enquanto que o presidente da CorpAuto e o seu assistente, o andróide Leonardo X-14, monitorizam tudo e jogam a oportunidade a seu favor; com a empresa em aperto financeiro e os clientes – os Papas – desaparecidos, vão manter a tecnologia UMD para seu proveito, tentando livrar-se dos operativos Papais e demais competidores (ie. Óscar) no processo.

…E a aventura continua em breve, com a prancha #45!

Sem comentários: