05 julho, 2008

O ‘Cadavre que não queria nascer…


Como é sabido, o CentalComics.com – um, senão mesmo “o” principal portal noticioso sobre BD de Portugal – fez seis anos em Agosto passado. Nessa altura, ocorreu-me sem bom timing para lançar uma iniciativa na qual vinha a pensar há algum tempo: promover um projecto que, recorrendo à prática Cadavre Exquis, juntasse num mesmo propósito tanta da comunidade bedéfila nacional quanto possível. Uma ideia surgida de uma rubrica que costumava ver em pequeno, num programa do Júlio Isidro, chamada “Godofredo Leite-Fresco.”

Na altura, também o Hugo Jesus, co-fundador e responsável pelo Central Comics (CC), tencionava organizar uma pequena festa para comemorar a data, junto com a estreia nesse mês de uma nova e ainda mais funcional versão do Portal, já que tal não lhe fora possível no ano anterior, aquando dos simbólicos 5 anos do portal. Infelizmente, por motivos profissionais vários, também em 2006 toda a festividade foi protelada por razões de força maior – e o começo do evento Cadavre Exquis com ela…

Contudo, alheio a estas adversidades tipicamente mortais, o ‘Cadavre não se deu por vencido e eis que uns bons meses mais tarde, já em 2008, esgravata à tona.
Contornado o difícil arranque, a nossa experiencia gráfico-narrativa foi inaugurada no passado dia 21 de Junho (ver destaque, aqui), com a prancha-baptismo assinada por Hugo Jesus (argumento) e Nuno Sarabando (desenho), que quando contactado prontamente acedeu a substituir o artista original (autor do poster do V Troféus Central Comics – 2005).

Presentemente, com mais de uma trintena de autores inscritos – e mais a se inscreverem quase diariamente –, o ‘cadavre vai-se formando a olhos vistos, com promessas de vir a resultar numa seminal e criativa cooperação em banda desenhada.

Já se seguida, as primeiras páginas BD da iniciativa!




(cartoon bem-humorado de Rui Silva sobre a demora no arranque do C.Exquis ;>)

2 comentários:

Gustavo Carreira (requiem) disse...

Ehehe, as aventuras do Godofredo Leite-Fresco! Ora aí está uma bela memória de infância... lembro-me de esperar ansiosamente por esses poucos minutos de tempo de antena dedicados à BD.
Não há por aí uma alma capaz de editar isso? (se o Sr. Júlio Isidro por aqui passar, que deixe contacto ^-^)

CC - Cadavre Exquis disse...

1º era preciso descobrir o bloco A1 onde os autores desenhavam/pintavam. O pessimista em mim dúvida que tenha sobrevivido a estes anos todos...

DM